top of page

Como a Receita Federal sabe quanto eu ganhei ou quais despesas realmente tive? 


Existem obrigações acessórias que são enviadas à Receita Federal antes do cidadão realizar a Declaração de Imposto de Renda pessoa Física. São elas: 

1 - DIRF: Declaração de Imposto Sobre a Renda Retido na Fonte 

Nesta declaração todas as empresas e até mesmo pessoas físicas que no decorrer do ano 2020 pagou a uma pessoa física rendimentos tributáveis que a soma é superior a R$ 28.449,70 e rendimentos isentos que somados superam R$ 40mil declaram o montante pago, os impostos de INSS e IR recolhidos e as despesas de plano de saúde. 

Na DIRF também é informado ao Fisco as informações referentes a contratação de serviços que estão sujeitos a retenção de Imposto de Renda e Contribuição Social na fonte, como por exemplo, aluguel, administração de fundos, cartão de crédito. 

2 - DMED - Declaração de Serviços Médicos e de Saúde 

Através da Dmed todas as empresas, inclusive as operadoras de planos privados de assistência à saúde autorizadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apresentadas as informações relativas aos pagamentos recebidos pela prestação de serviços de saúde. 

É considerado serviço de saúde os serviços prestados por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, dentistas, hospitais, laboratórios, serviços radiológicos, serviços de próteses ortopédicas e dentárias, e clínicas médicas de qualquer especialidade, bem como os prestados por estabelecimento geriátrico classificado como hospital pelo Ministério da Saúde e por entidades de ensino destinados à instrução de deficiente físico ou mental. 

3 – DIMOB - Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias 

Todas as empresas informam que comercializarem imóveis, fazem intermediação de aquisição, alienação ou aluguel de imóveis, que sublocam imóveis e ou foram constituídas para a construção, administração, locação ou alienação do patrimônio próprio, de seus condôminos ou sócios. 

Nessa declaração dentre outras informações as empresas informam os valores e CPF’s dos locador e locatário ou vendedor e comprador. 

Se as informações prestadas nessas declarações forem diferentes das informações enviadas na sua declaração de imposto de renda, a declaração fica retida em malha fina, havendo a possibilidade de aplicação de multa e juros sobre a diferença entre o declarado pelo contribuinte e os informados nas DIRF, DMED e DIMOB. 

Para ficar por dentro de todas as informações do IR 2021 é só acompanhar a ANK nas redes sociais e visitar o nosso blog. 

Ficou alguma dúvida, deixa aqui no comentário, amamos ter você por aqui. 

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page